Os diferentes tipos de impressoras na atualidade
Voltar ao início
Tipos de impressoras
As impressoras podem ser classificados em dois grandes tipos: as impressoras de impato e impressoras sem impato. A diferença é que as impressoras de impato têm algum elemento para conseguir que a impressão transfira a tinta para o suporte mediante um impacto. O exemplo clássico seria a máquina de escrever em que numa carta há letras impregnados em tinta que vão batendo no papel para criar palavras e frases. Por sua vez, as impressoras sem impacto trabalham sem bater a cabeça numa fita.
impressoras de impato
Dentro das impressoras de impato têm impressoras margarida e impressoras de agulhas ou matriciais.
As impressoras de impato, como pode imaginar, fforam as primeiras a serem usadas. Agora, são quase relíquias e seu uso é muito limitado.
impressoras de margarida
Estas impressoras apresentam uma roda metálica na qual estão em relevo diversas letras e símbolos a imprimir; a roda rola sobre um suporte móvel que atinge a fita de tinta, no qual se imprime a letra correspondente. As impressoras margarida imprimem apenas carateres e símbolos (sem gráficos) e imprimem lentamente (10-75 caracteres por segundo).
As impressoras matriciais
Estas impressoras imprimem texto e gráficos no documento usando pequenos pontos para formar os modelos desejados. As impressoras matriciais têm uma cabeça de impressão que se move da esquerda para a direita na página, pressionando uma fita de tinta contra o papel. A impressora recebe dados do computador e traduz para identificar o que vai imprimir e a cabeça de impressão executa-se numa ida e volta, num movimento ascendente e descendente na página e imprime os pontos no papel.
impressoras sem impato
Entre as impressoras sem impato mais conhecidas são as impressoras jato de tinta e as impressoras a laser.
Impressão a jato de tinta
As impressoras de jacto de tinta funcionam pulverizando a tinta directamente sobre o papel. Hoje em dia são as mais utilizadas em casa e escritórios. Estas impressoras podem imprimir em preto e branco e a cor.
Impressoras a laser
As impressoras a laser não usam a tinta como as de injeção, mas com um pó muito fino conhecido como toner. O laser produz uma imagem num tambor, alterando as cargas elétricas onde quer que toque. O tambor enrola-se então através de um deposito de toner recolhido pelas porções carregadas do tambor. O toner é transferido para o papel através de uma combinação de calor e pressão.
Quanto aos tamanhos, também podemos considerar dois tipos diferentes de impressoras. impressoras de tamanho "normal" utilizados para o formato habitual A4 e impressoras especializadas para a impressão de grande formato, como aquelas que usamos na Clickprinting.