FABRICAÇÃO DE LETRAS E FORMAS EM POREXPAN
TEXTOS E FORMAS EM ESFEROVITE OU POREXPAN
O poliestireno expandido o porexpan é um material muito popular, conhecido em todo o mundo e comercializado sob nomes como poliexpan ou esferovite, entre outros. Sua abreviação em inglês é EPS.
Este material é rígido, branco, espumado e apresenta uma estrutura celular fechada e cheia de ar.
Formado a partir da moldagem de esferas pré-expandidas de poliestireno expansível ou um dos seus copolímeros. Aproximadamente 98% do volume deste material é ar e somente 2% é matéria sólida (poliestireno).
É um material extraordinariamente leve e resistente com uma densidade de 20Kg/m3. Consequentemente, de acordo com essa densidade, suas propriedades de isolamento mecânico e térmico variam.
Resistente à água, mas não ao vapor. Não é higroscópico, isto é, os níveis de absorção de água são mínimos, embora o vapor de água possa penetrar em sua estrutura celular.
Resistente ao envelhecimento, higiênico, não mofa, imputrescível.
É um material ideal para entrar em contato com alimentos frescos. Facilidade de moldação. Facilidade de instalação. Facilidade de manipulação.
Não é resistente aos raios ultravioleta. A luz ultravioleta afeta a superfície do pórex tornando-a amarelada, frágil e pode chegar a ser corroída pelo efeito da chuva e do vento se exposto ao exterior. Isso pode ser evitado com tintas e revestimentos adequados.
A exposição às mudanças de temperatura pode afetar sua estabilidade dimensional ou alterá-la. Embora possa ser usado com total tranquilidade a temperaturas muito baixas (ainda assim pode ocorrer um efeito de contração) quando exposto a temperaturas acima de 100 ° C, amacia-se e se deforma.
O poliestireno expandido é 100% reutilizável para formar blocos do mesmo material e também é reciclável para fabricar matérias-primas para outros tipos de produtos. O método principal para reciclar poliestireno consiste em rasgá-lo mecanicamente para baixo e misturá-lo com material novo para formar blocos EPS que podem conter até 50% de material reciclado.
O poliestireno expandido é um plástico rígido, mas ao manipulá-lo pode-se ver que é facilmente atravessado e acabado com qualquer tipo de ferramenta manual ou elétrica. À mão é possível lixá-lo, serrá-lo ou cortá-lo com uma lâmina x-ato. Usamos uma máquina de controle alfanumérico e um fio quente.
Admite massas de enchimento à base de água, tintas de plástico 100% acrílico e pode ser decorada com glitter, areia colorida ou outros revestimentos similares. Sempre e quando, são utilizados os adesivos apropriados específicos para o porexpan.
Podemos unir várias peças de pórex umas com outros através de parafusos especiais para pórex e cola/fita-cola com a finalidade de criar surpreendentes esculturas.
Aplicações: existem diversas utilidades para este material também chamado de esferovite ou porexpan:
Amplamente utilizado no mundo do espetáculo, Tv e cinema para realizar objetos fictícios.
Em montras, maquetes e esculturas.
Decoração como adereço em casamento, eventos e celebrações, com letras, iniciais dos noivos, textos e logos com formas personalizadas.